Segunda, 27 Fevereiro 2023 08:12

A DENGUE MATA!

(1 Votar)

A DENGUE MATA!

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectam anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa.

Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue. Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte, portanto Previna-se, cuide-se!

A Prefeitura Municipal de Primavera de Rondônia ressalta que para o enfrentamento da doença, é imprescindível a manutenção dos cuidados diários, e o prefeito Eduardo Bertolleti ressalta que é preciso o apoio maciço da população, “Sabemos que cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão nas residências. Por isso, é preciso reforçar o alerta para não deixar a água parada dentro de casa ou nos quintais”, reforça o gestor.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, para a evitar a proliferação do mosquito e a formação de criadouros, é necessário inspecionar os ambientes externos e internos de casa, manter a caixa d’água fechada e limpa, cuidar do lixo e dos vasos de plantas, trocar diariamente a água dos recipientes dos pets, colocar água sanitária nos ralos e tampá-los após secar e evitar a exposição de qualquer objeto que concentre água parada.
Sintomas
A dengue e chikungunya são transmitidas pelo mesmo mosquito e apresentam sintomas parecidos. Os principais sintomas são: febre e náuseas, dor abdominal, exantema (irritação da pele), dor de cabeça, dor retro-orbital (dor ao redor dos olhos) e principalmente dor abdominal.
EM CASOS DE SUSPEITAS PROCURE A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE MANOEL DE LARA