Segunda, 31 Julho 2023 08:46

FOSSA ECOLÓGICA

(1 Votar)

A OPERAÇÃO SENTINELAS AVANÇADAS DO PROJETO RONDÔN CONSTRÓI PRIMEIRA FOSSA ECOLÓGICA EM PRIMAVERA DE RONDÔNIA.

Durante os dias 8 ao 21 de julho, o município de Primavera de Rondônia recebeu 21 pessoas que fazem parte do Projeto Rondon com a operação Sentinelas Avançadas.

A permanência na cidade de professores e acadêmicos das faculdades Unilasalle do Rio de Janeiro, e UFS do Sergipe, coordenadas pelo Ministério da Defesa do Governo Federal e com apoio do Exército Brasileiro, estiveram proporcionando para a população diversas oficinas e capacitações, entre elas está a construção de uma fossa ecológica.

Construída na casa do senhor Onofre, pioneiro da cidade, que agora conta com a primeira fossa de tratamento da região, o trabalho foi desenvolvido pelos Rondonistas, após estudos e planejamento, a Fossa Ecológica consiste em um sistema em que permiti a própria fossa tratar os dejetos, evitando assim que aconteça da fossa encher e transbordar, criando para o morador maior economia financeira, os trabalhos foram feitos pela própria equipe que apresentou uma oficina de conhecimento para a população aprender criar e utilizar maneiras sustentáveis e corretas para viver e preservar o meio ambiente.

A fossa Ecológica consiste na utilização de pneus de borracha, camadas de pedras, britas e areia, tendo como vantagem a plantação de plantas como bananeiras, taiobas entre outras em sua parte superior, já que é coberta com a própria terra e não com tampa de concreto.